Com o fim das férias escolares, estudantes retornam às salas de aula em todo Mato Grosso do Sul. O período de volta às aulas é um momento de adaptação para crianças, famílias e educadores, exigindo organização e planejamento para um recomeço tranquilo. Especialistas destacam que estabelecer uma rotina estruturada é essencial para o desenvolvimento acadêmico, emocional e social das crianças.
Em Dourados, as aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino) começam nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro e na mesma semana terá início a entrega do kit escolar para os estudantes atendidos pela Prefeitura de Dourados.
A rotina escolar vai muito além do horário das aulas. Ela envolve desde a hora de acordar até o momento de dormir, incluindo alimentação, estudo, lazer e tempo de descanso. De acordo com psicopedagogos, uma rotina bem estruturada proporciona previsibilidade para as crianças, reduzindo a ansiedade e aumentando a segurança.
Depois de semanas de férias, o retorno à disciplina diária pode ser um desafio. Especialistas recomendam que a adaptação seja feita de maneira gradual. Ajustar os horários de sono alguns dias antes do início das aulas, preparar o material escolar antecipadamente e estabelecer horários fixos para as atividades ajudam no processo de transição.
O ideal é que os pais incentivem uma rotina consistente e participem ativamente da organização do dia a dia escolar. Pequenos hábitos, como definir horários para estudo e reduzir o uso de telas antes de dormir, fazem toda a diferença.
A escola também desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo suporte para que os alunos retomem o ritmo de aprendizado. Já em casa, os pais podem ajudar criando um ambiente adequado para o estudo, incentivando a leitura e acompanhando as atividades escolares.
Com uma rotina equilibrada e apoio familiar, as crianças enfrentam a volta às aulas com mais confiança e disposição. O retorno ao ambiente escolar é uma oportunidade para o crescimento acadêmico e social, reforçando valores como disciplina, organização e responsabilidade.