Dourados, 15 de Julho de 2025

Comissão Indígena da Câmara de Dourados visita CRAS na Aldeia Bororó
Comissão Indígena da Câmara de Dourados visita CRAS na Aldeia Bororó
Comissão Indígena da Câmara de Dourados visita CRAS na Aldeia Bororó

Publicado em:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

A Comissão Indígena e Afrodescendente da Câmara Municipal de Dourados, composta pelo presidente Pedro Pepa (União Brasil), pelo vice-presidente Franklin Schmalz (PT) e pelo membro Jânio Miguel (PP), realizou, na última quarta-feira (12), uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Indígena, localizado na Aldeia Bororó. O equipamento atende a comunidade local, oferecendo serviços socioassistenciais essenciais.

Durante a visita, a equipe de assistentes sociais e a coordenadora do CRAS receberam os parlamentares e apresentaram as principais demandas do local. A maior preocupação, relatada desde o ano passado, é a falta de água, que compromete os atendimentos, as oficinas e demais atividades desenvolvidas para a população. A precariedade da infraestrutura impacta diretamente a qualidade do serviço prestado, dificultando o acesso da comunidade aos programas de assistência social.

Outras necessidades também foram destacadas, como o acúmulo de entulhos e a necessidade de poda e limpeza da grama, que afetam o ambiente e a segurança dos frequentadores. Diante dessas demandas, a comissão encaminhará uma indicação coletiva solicitando a limpeza do espaço em caráter de urgência. Além disso, buscará interlocução com a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria de Assuntos Indígenas, bem como envolverá mais lideranças da comunidade para fortalecer as ações e melhorar o atendimento prestado pelo CRAS.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são unidades públicas responsáveis pela oferta de serviços e programas socioassistenciais às famílias em situação de vulnerabilidade. No CRAS, são desenvolvidas atividades de fortalecimento de vínculos comunitários, oficinas socioeducativas e atendimentos para garantir direitos e acesso a políticas públicas. O CRAS Indígena desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão social, respeitando as especificidades culturais e territoriais das comunidades atendidas.

Fonte: Assessoria/CMD

Veja
também

Curta nossa página no Facebook

E fique por dentro dos acontecimentos em Dourados e região