Dourados, 01 de Julho de 2025

Carlos Vinícius assume Educação em Caarapó com grandes desafios
Carlos Vinícius assume Educação em Caarapó com grandes desafios
Carlos Vinícius assume Educação em Caarapó com grandes desafios

Publicado em:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

A prefeita Lurdes anunciou nesta segunda-feira (23), por meio de suas redes sociais, o nome do novo titular da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec). O escolhido para assumir a pasta é o professor Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, que é o novo secretário de Educação da Prefeitura de Caarapó. Servidor de carreira do IFMS, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Carlos Vinícius ocupou, no último semestre do ano passado, a mesma função na Prefeitura de Dourados.

Com sólida atuação na área educacional, o novo secretário chega à administração municipal com a missão de fortalecer políticas públicas voltadas à educação. Ele diz que assume a pasta em um momento de grandes desafios, atendendo a convocação da prefeita Lurdes Portugal (PL).

Dados recentes mostram que Caarapó ocupa atualmente a 50ª colocação no Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS), uma das piores posições entre os municípios do estado. Além disso, 26,5% dos alunos da rede municipal estão em situação de defasagem idade-série — ou seja, um em cada quatro estudantes apresenta pelo menos dois anos de atraso escolar em relação à idade ideal para sua série.

As consequências da baixa performance educacional vão além da sala de aula. Segundo a equipe técnica da Secretaria, o município deixou de captar cerca de R$ 3,6 milhões por ano em recursos do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultado) e do ICMS Educacional — verbas que poderiam ser direcionadas à melhoria da infraestrutura das escolas, valorização dos professores, formação continuada e inovação pedagógica.

“Vamos somar forças com todos aqueles que estão ali, no chão da escola. A nossa busca constante será pelo sucesso das nossas crianças e adolescentes, pelo seu futuro”, afirmou o novo secretário. Segundo ele, um novo projeto educacional será elaborado de forma coletiva, com participação ativa dos profissionais da rede municipal. “Os atores principais serão aqueles que conhecem de perto a realidade das nossas escolas”, sublinhou.

Com perfil conciliador e respeitado por sua trajetória acadêmica e administrativa, Figueiredo é recebido com otimismo. A expectativa é de que sua experiência contribua para reposicionar a educação de Caarapó em um patamar mais alto de qualidade e resultados.

Quem é

Carlos Vinícius da Silva Figueiredo é professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Dourados. É doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa realizada na Texas University, em Austin (EUA), e mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Graduado em Letras pela UFMS/CPTL e com formação inicial pelo CEFAM-Jales (SP), também integrou o Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada, com período de estudos no Seneca College, em Toronto (Canadá). Tem ampla atuação nas áreas de gestão escolar, literatura, ensino de inglês, estudos culturais e subalternidade.

Foi diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS campus Coxim (2011–2014) e diretor-geral do campus de Dourados (2014–2023). Em 2024, atuou como secretário municipal de Educação de Dourados. É professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS, membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Dourados, e autor do livro ‘O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector’.

Fonte: Douranews

Veja
também

Curta nossa página no Facebook

E fique por dentro dos acontecimentos em Dourados e região