A prefeita Lurdes anunciou nesta segunda-feira (23), por meio de suas redes sociais, o nome do novo titular da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec). O escolhido para assumir a pasta é o professor Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, que é o novo secretário de Educação da Prefeitura de Caarapó. Servidor de carreira do IFMS, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Carlos Vinícius ocupou, no último semestre do ano passado, a mesma função na Prefeitura de Dourados.
Com sólida atuação na área educacional, o novo secretário chega à administração municipal com a missão de fortalecer políticas públicas voltadas à educação. Ele diz que assume a pasta em um momento de grandes desafios, atendendo a convocação da prefeita Lurdes Portugal (PL).
Dados recentes mostram que Caarapó ocupa atualmente a 50ª colocação no Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS), uma das piores posições entre os municípios do estado. Além disso, 26,5% dos alunos da rede municipal estão em situação de defasagem idade-série — ou seja, um em cada quatro estudantes apresenta pelo menos dois anos de atraso escolar em relação à idade ideal para sua série.
As consequências da baixa performance educacional vão além da sala de aula. Segundo a equipe técnica da Secretaria, o município deixou de captar cerca de R$ 3,6 milhões por ano em recursos do VAAR (Valor Aluno Ano por Resultado) e do ICMS Educacional — verbas que poderiam ser direcionadas à melhoria da infraestrutura das escolas, valorização dos professores, formação continuada e inovação pedagógica.
“Vamos somar forças com todos aqueles que estão ali, no chão da escola. A nossa busca constante será pelo sucesso das nossas crianças e adolescentes, pelo seu futuro”, afirmou o novo secretário. Segundo ele, um novo projeto educacional será elaborado de forma coletiva, com participação ativa dos profissionais da rede municipal. “Os atores principais serão aqueles que conhecem de perto a realidade das nossas escolas”, sublinhou.
Com perfil conciliador e respeitado por sua trajetória acadêmica e administrativa, Figueiredo é recebido com otimismo. A expectativa é de que sua experiência contribua para reposicionar a educação de Caarapó em um patamar mais alto de qualidade e resultados.
Quem é
Carlos Vinícius da Silva Figueiredo é professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Dourados. É doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa realizada na Texas University, em Austin (EUA), e mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Graduado em Letras pela UFMS/CPTL e com formação inicial pelo CEFAM-Jales (SP), também integrou o Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada, com período de estudos no Seneca College, em Toronto (Canadá). Tem ampla atuação nas áreas de gestão escolar, literatura, ensino de inglês, estudos culturais e subalternidade.
Foi diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS campus Coxim (2011–2014) e diretor-geral do campus de Dourados (2014–2023). Em 2024, atuou como secretário municipal de Educação de Dourados. É professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS, membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional Dourados, e autor do livro ‘O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector’.