A Prefeitura de Dourados realiza neste sábado (13), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o drive-thru de vacinação antirrábica “Latemia”, no estacionamento da Prefeitura Municipal. A ação vai das 9h às 16h e permitirá que cães e gatos sejam vacinados dentro do carro dos tutores, garantindo comodidade e segurança.
A iniciativa segue a mobilização estadual do Governo de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo ampliar o acesso à vacina e proteger tanto os animais quanto os seres humanos, já que a raiva é uma doença fatal, transmissível dos pets para as pessoas.
A coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, explica que a dinâmica do drive-thru oferece mais tranquilidade aos animais:
“O objetivo é facilitar e dar mais agilidade ao atendimento, para que os tutores possam vacinar seus pets com maior comodidade, sem precisar descer do carro. Assim, os animais ficam mais calmos e o processo é mais rápido.”
A imunização é indicada anualmente para cães e gatos a partir de três meses de idade. A vacina é segura e essencial, mas deve ser adiada em casos de doença, febre, infecção, diarreia intensa ou quando o animal estiver em tratamento com corticoides ou imunossupressores.
“Estamos muito otimistas com esse diferencial na gestão, estruturado junto ao prefeito Marçal Filho. A raiva tem 100% de letalidade e, felizmente, Dourados não registra casos da doença. Queremos manter esse índice e proteger ao máximo a população”, reforçou Priscila.
Além do drive-thru “Latemia”, Dourados mantém pontos de vacinação extramuro durante todo o mês de setembro, em locais estratégicos como empresas, supermercados e instituições públicas. A programação semanal pode ser acompanhada nos canais oficiais da Prefeitura.
Orientações gerais incluem que os animais devem estar com coleira e gatos em caixa de transporte. Cães agressivos precisam de focinheira, e o tutor deve ter mais de 18 anos. Apenas animais com mais de 3 meses de idade podem ser vacinados, e não é permitida a doação de doses nem vacinação fora dos postos. Quem possui 10 ou mais animais pode solicitar vacinação domiciliar pelo WhatsApp (67) 99960-9028.
É recomendado evitar levar mais de dois animais por pessoa, levar água para mantê-los hidratados durante a espera e que animais doentes ou em tratamento precisam de avaliação veterinária antes da vacinação.