Dourados, 17 de Julho de 2025

Parceria da Prefeitura com Rotary beneficia crianças com transtorno autista
Parceria da Prefeitura com Rotary beneficia crianças com transtorno autista
Parceria da Prefeitura com Rotary beneficia crianças com transtorno autista

Publicado em:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

O Ambulatório Multiprofissional e Interdisciplinar de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Amitea) da Prefeitura de Dourados, passa a contar com óculos de realidade virtual no auxilio de atendimento a crianças e adolescentes que frequentam o espaço. A entrega dos equipamentos, feito pelo Rotary Clube Águia Dourada, aconteceu nesta sexta-feira (24).

O equipamento tem a capacidade de criar ambientes educacionais, com ambientes virtuais personalizados que ofereçam estímulos específicos, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social. “Através dessa tecnologia podemos dinamizar os atendimentos, pois ele é um instrumento auxiliar, podendo acelerar as habilidades que os pacientes precisam”, ressalta o psicólogo clínico José Américo Dinizz Júnior, que atende no Amitea e é responsável pela Comissão de Projetos do Rotary Clube Águia Dourada.

Ele destaca outros benefícios do uso de óculos de realidade virtual. “Outra vantagem é que eles são mais dinâmicos em comparação ao método mecânico, manual, já que acelera o aprendizado”, explica. “Sendo assim, aquilo que faria mecanicamente para trabalhar o atendimento em uma ou duas habilidades por sessão, com essa tecnologia conseguimos trabalhar entre quatro a cinco habilidades e com menor tempo”, completa José Américo Dinizz Júnior.

Os óculos virtuais entregues contemplam o projeto RealiTEA. Trata-se de óculos Meta Quest 2 e acessórios. A iniciativa marca a introdução de tecnologias inovadoras no atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fortalecendo o compromisso do Rotary Clube com o município de Dourados, na modernização da saúde pública.

O psicólogo afirma que entre as propostas do equipamento está na modernização do atendimento público de saúde, com integração de tecnologias de ponta à prática terapêutica, garantindo mais eficiência e inovação nos serviços prestados. Para isso, a realidade virtual passará a ser utilizada para adaptar os tratamentos às necessidades específicas de cada criança e adolescente com autismo.

Com a entrega dos equipamentos, o segundo passo será a oferta de treinamento da equipe multidisciplinar que atende no Amiteia, que será feita pelo próprio José Américo Dinizz Júnior. “Vamos construir protocolos de atendimento por área, na fisioterapia, na fonoaudiologia e na psicologia, para que seja trabalhado de acordo com as habilidades que se pretende atuar, como foco, atenção, entre outras”, descreveu o psicólogo clínico.

AMITEA

O ambulatório multiprofissional e interdisciplinar de atendimento ao transtorno do espectro autista de Dourados funciona no Centro Homeopático, localizado na rua Monte Castelo, jardim Londrina. Atualmente o atendimento é prestado para 120 pacientes de 2 a 15 anos, nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

Fonte: Portal Dourados

Veja
também

Curta nossa página no Facebook

E fique por dentro dos acontecimentos em Dourados e região