Dourados, 14 de Julho de 2025

MPE investiga prefeito por descumprir lei em processo seletivo em MS
MPE investiga prefeito por descumprir lei em processo seletivo em MS
MPE investiga prefeito por descumprir lei em processo seletivo em MS

Publicado em:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

O promotor Alexandre Estuqui Junior abriu inquérito civil para investigar desobediência de prefeito a lei que garante cotas em processo seletivo para secretaria de Educação.

“Adotar providências ante a notícia de inexistência de cotas de vagas em Processo Seletivo Municipal para Professores temporários no município de Bonito, no ano de 2025”, diz a justificativa para o inquérito, publicada nesta segunda-feira.

Em fevereiro, o promotor publicou uma recomendação para que o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSDB), retificasse e republicasse um edital de seleção para vagas de emprego.

Na ocasião, o promotor ressaltou que o prefeito não fez a reserva de cotas para pessoas negras oferecidas no Processo Seletivo para preenchimento do quadro temporário da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Bonito/MS.

O promotor recomendou a retificação do edital, para inclusão da ação afirmativa, assegurando a negros, pardos e indígenas 20% (vinte por cento) das vagas no Processo Seletivo.

Estuqui deu três dias para a prefeitura informar se atenderia a recomendação, sob pena de uma ação judicial.

O promotor teve como base para decisão a Lei nº. 12.990/2014, determinando que “aos negros seja reservada 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, medida que é também prevista por diversas leis estaduais”.

Fonte: Investiga MS

Veja
também

Curta nossa página no Facebook

E fique por dentro dos acontecimentos em Dourados e região