A frente fria que entrou no Mato Grosso do Sul pela região Sul e chegou em Dourados na tarde de quarta-feira (30/3) começa a perder força a partir de sábado (2/4), segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Nessa quinta-feira (31/3) os termômetros da Embrapa Agropecuária Oeste registraram a temperatura mais baixa neste ano em Dourados, de 13.8°C, às 14h18, superando os 16°C no dia 15 de março.
O clima gelado se mantém nesta sexta-feira (1/4), com mínima de 15°C e máxima esperada de até 19°C, na maior e mais populosa cidade do interior do Estado.
A madrugada de sábado (2/4) segue fria podendo chegar a 16°C, mas as temperaturas podem atingir até 27°C durante o dia e possibilidade de ocorrerem pancadas de chuva nos três períodos.
Para domingo (3/4) as previsões do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) estimam 60% de probabilidade de mais chuva e temperaturas variando entre 19°C e 33°C, conforme o Inmet.
A próxima semana já deve começar com máximas de até 35°C na segunda-feira (4/4), mas o tempo continua instável com possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas.
Balanço
Dourados encerrou março com quase o dobro da chuva acumulada esperada para este mês, na comparação com a média baseada na série histórica de mais de 40 anos de monitoramento agroclimático da Embrapa Agropecuária Oeste.
Foram 278.8 milímetros registrados no mês passado, ante a média atualizada de 140.8 mm. Os dados são disponibilizados no site Guia Clima.